Como vender ou comprar um e-commere

Como vender ou comprar um e-commere

Existem vários tipos de lojistas virtuais que negociam sua operação de e-commerce, alguns com a finalidade de construir seu negócio de e-commerce para eventualmente vendê-lo, outras vezes, um empreendedor pode decidir passar para outro novo projeto, porque um negócio bem sucedido e estável já não oferece o mesmo desafio ou senso de descoberta e emoção.

E outros, que infelizmente não conseguem por falta de recursos dar andamento ao seu projeto e sua operação.

Vejo em muitos fóruns e comunidades especializadas em E-commerce no Facebook, diversos empreendedores negociando suas lojas virtuais, e este processo de vender um e-commerce não é tão fácil assim.

Abaixo listo algumas informações importantes para uma boa negociação:

Tudo por escrito

Os termos de cada venda deve ser por escrito. Embora algumas pessoas acreditam que “um aperto de mão é tão bom quanto um contrato”. Não é, existem inúmeras razões legais para que uma negociação de vendas desta magnitude deve ser por escrito.

Procure um bom advogado ou escritório de advocacia especializado em comércio eletrônico e direitos digitais.

Certifique e Valide sua loja virtual

Certifique-se o que você está comprando, fazendo uma pesquisa minuciosa da marca e sobre toda a sua operação. É importante saber exatamente o que está sendo comprado ou vendido.

É importante você validar a loja virtual, que podem trazer informações sobre a plataforma, performance, acessibilidade, todo o processo de pagamento, entrega e segurança. Procure empresa especializada em auditoria e validação de loja virtual, onde você pode contratar níveis de auditoria e verificar todo o processo de operação da plataforma. Para saber mais detalhes clique aqui.

Você pode criar um documento de intenção de compra e junto com um advogado criar cláusulas de não divulgação e não concorrência, que vai proteger o vendedor contra a concorrência e divulgação de segredos comerciais durante a fase de negociação.

Você deve verificar toda a transação financeira, pedidos e atendimento com o cliente, assim como verificar a reputação da loja em sites como E-bit e Reclame aqui.

Isso garante que o comprador está comprando uma operação que ele acredita estar recebendo, e que o vendedor está vendendo o negócio a um comprador que tenha investimentos suficientes para compra-lo.

Durante esta fase, é importante confirmar que as informações fornecidas pelo vendedor são verdadeiras, o vendedor deve apresentar os indicadores padrões do sucesso de uma empresa de comércio eletrônico. Incluindo sua demonstração de resultados, balanço, conta do Google Analytics, Marketplaces e Adwords.

Usar Garantias

Seja um vendedor ou comprador, que iniciarem uma negociação, as partes devem criar uma lista de garantias que serão incorporadas no acordo final.

O vendedor deve garantir que tem plena autoridade legal para realizar um acordo de venda do seu e-commerce para um vendedor.

Que tenha todos os direitos sobre a marca, domínio, cnpj, conteúdos da loja, direitos de propriedade intelectual.

Que o vendedor não está sujeito a qualquer ação judicial ou ação administrativa conhecida que possa prejudicar seus ativos.

Que suas demonstrações financeiras são verdadeiras e precisas, e que tenha pago todos os seus impostos.

O Comprador deve garantir que ele tenha recursos financeiros para comprar seu negócio, e que tem a experiência para perceber o seu valor total, e sucesso do seu projeto.

Pagamento com segurança

Importante que o pagamento seja estruturado de uma forma que faça sentido para ambas as partes. Você pode receber o valor negociado de diversas formas, pode utilizar uma conta jurídica, pode utilizar serviço de meios de pagamento para parcelar o valor via cartão de crédito, pode gerar boleto com ordem de protesto, enfim você pode negociar com o comprador a melhor forma.

O comprador também pode efetuar o pagamento quando determinados pontos de referência são atendidos, por exemplo: Um comprador pode solicitar que os pagamentos sejam liberados para o vendedor, com base no desempenho bem sucedido contínuo da loja.

A última coisa que o vendedor quer ouvir do comprador é que não está satisfeito, porque ele foi incapaz de continuar o sucesso da loja.

Prevenir de concorrência futura

Leve em consideração que no acordo entre as partes, deve incluir um período especificado durante o qual o vendedor não pode criar um site concorrente. Um vendedor que tem conhecimento particular e especializado no negócio que está sendo vendido, está em uma posição muito forte para competir com o comprador após a venda.

O acordo deve contar uma cláusula que proíbe o vendedor de abrir, trabalhar para, consultar ou possuir interesse em uma empresa concorrente por um período de tempo depois. É importante sempre que um advogado acompanhe todo este processo.

Para o sucesso desta negociação, nunca omite informações, tanto comprador como vendedor, sejam claros nos acordos e sinceros nos objetivos.

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